Prestigiado na compra do veículo o ar condicionado também se torna vilão
Prestigiado na compra do veículo o ar condicionado também se torna vilão

Jan 12, 2018

Pensando em viajar com a família? Ou o carro está sendo utilizado somente para o trabalho? Qualquer que seja a resposta, atenção. O ar condicionado, item que mais influencia na decisão da compra de um carro, exige cuidados especiais no verão e a grande maioria dos motoristas ignora isso, segundo pesquisa da A&V Engenharia de Climatização, com sede em São Paulo.

 Entre os responsáveis pela incidência de doenças respiratórias e a proliferação de bactérias no ar, o equipamento só não se torna vilão se o motorista mantiver em dia a checagem do filtro que compõe o sistema. É isso que reduz a quantidade de partículas como poeira, pólen, bactérias e fungos dentro do carro.

 O processo de limpeza ou até mesmo a troca do filtro deve ser feito a cada 20 mil km ou dois anos. Já para os veículos que circulam em regiões de terra ou solos porosos, esse intervalo deve ser menor.

 Evitar a umidade excessiva também é importante. De que maneira? Minutos antes de chegar ao seu destino, desligue o equipamento e mantenha a ventilação na velocidade máxima, com a saída de ar voltada para o painel e os pés. Acione também o seletor de temperatura no ar quente e mantenha a ventilação no nível máximo por cerca de dois minutos.

 Olho vivo no manual do veículo, pois ele serve como guia para melhor utilização do equipamento. E não se esqueça que manter um ar condicionado eficiente no veículo não é só questão de conforto e conveniência.

 É também de segurança pois, funcionando bem, desembaça vidros e renova o ar da cabine, servindo até para evitar a sonolência do motorista causada pelo calor excessivo.


Deixe seu comentário