A escola está chamando! Você está tranquilo com o ambiente que seu filho vai frequentar?
A escola está chamando! Você está tranquilo com o ambiente que seu filho vai frequentar?

Jan 31, 2018

A condição social e o nível cultural podem até ser diferentes, mas quando o assunto são os filhos o comportamento dos pais é muito semelhante, graças ao amor incondicional que une as famílias.

 Por isso, nesta época do ano, todos sentem um friozinho na barriga diante do desafio de ajudá-los na adaptação do ambiente escolar. Ano letivo chegando significa experiências à flor da pele, principalmente para os estreantes na rotina escolar.

 Mas você tem o poder de contribuir bastante nessa transição e o primeiro passo é diminuir a ansiedade. O processo de adaptação envolve toda a família e a escola, mesmo que seu filho já esteja nela. É que ele vai avançar nos estudos, daí o processo de ajustamento às novidades.

 A primeira dica dos especialistas certamente você já cumpriu, que é a de envolvê-los na compra e na preparação do material escolar. Agora chegou o momento de dar o segundo passo, fazendo da “volta às aulas” o dia de um grande acontecimento, passando segurança e alegria.

 No entanto, mesmo com todo preparo, o choro dos primeiros dias é normal. Controle-se, pois as escolas geralmente chamam os pais para acalmar a criança caso a bronca seja dura demais.

 E aqui vão outras dicas: não minta dizendo que já volta ou que vai ficar na sala de aula. Na medida do possível dê autonomia ao pequeno, deixando que ele entre andando na escola e leve parte dos próprios materiais.

 Nos primeiros dias, caso seu filho seja bem pequeno, leve o universo dele até a escola (bichinhos de estimação, objetos, etc). Isso torna as coisas mais confortáveis e seguras. E no mais é só ter um pouco de paciência, já que a tendência é da situação se revolver em poucos dias.

 


Deixe seu comentário